Existem muitos tipos de dispositivos espiões sem fio, os principais são as escutas com microfones ou conectadas a aparelhos telefônicos, câmeras sem fio e telefones celulares espiões.

Assim como um roteador wifi ou uma câmera de segurança podem ser aparelhos espiões, o nosso celular também pode. De alguma forma o espião pode instalar um software no celular e ter o controle à distancia de várias ou todas as funções do celular. No caso de uma reunião, os aparelhos celulares devem ser colocados ao lado do detector com o alarme sonoro “BIP” ativado, caso um dos celulares for espião, ao ativar a escuta o detector irá detectar o celular transmitindo e acionar o alarme.

Com relação ao celular, um método para apagar software celular espião é efetuar o reset de fábrica que apaga todos os softwares instalados no aparelho. É preciso fazer o backup das informações e dados da memória do celular antes do reset.

Para um roteador wifi a melhor maneira é abrir e verificar se foi mexido internamente, ou comprar pessoalmente um novo na loja e colocar um lacre monitorando sempre se foi violado.

Existem outros dispositivos sem fio que podem ser detectados e um exemplo são os rastreadores.


Nem todos os rastreadores podem ser detectados. Os tipos que enviam as informações via celular podem, mas outros que somente são ativados em certas ocasiões não serão detectados no período de inatividade, isso porque não transmitem nada, ficam somente com a recepção ligada para serem ativados via controle remoto.

Os rastreadores via telefonia celular são detectados quando, de modo intermitente, enviam as informações de rastreamento, é preciso ficar esperando o envio para a detecção ou usar um detector com memória. Eliminar a interferência de frequências baixas, com o uso de antena de alta frequência com filtro, também é importante. Havendo interesse neste procedimento, ele esta no manual do modelo 10GPRO-V7_RX_R2 disponível para download.

Escutas também são colocadas em linhas telefônicas convencionais, são chamadas de “grampos” e podem ser instaladas dentro do aparelho telefônico ou em qualquer parte do cabo que vai até a rua, dentro ou fora do local.

O processo de varredura nestes casos é o mesmo de uma escuta sem fio qualquer, retiramos o fone do gancho e observamos o nível de sinal no detector, se o nível aumentar significa que alguma escuta dentro do aparelho esta transmitindo.

Havendo nível de sinal mais forte próximo do fio do telefone devemos verificar todo o percurso do fio até o sinal ficar mais forte e o grampo ser encontrado.